Algumas formas para trabalhar a questão da reescrita envolvendo ortografia, acentuação e organização das frases, podem ser começadas usando os próprios textos produzidos pelos alunos. Podemos escolher 3 exemplos de textos e ir trabalhando com os alunos em um a ortografia, propondo a reescrita e a verificação de palavras fora da norma ortográfica e o levantamento de hipóteses que levam ao erro e ao acerto da escrita. Em um segundo texto, podemos verificar a questão da acentuação gráfica, fazendo um exercício vocal para verificar as sílabas tônicas e analisando as regras de acentuação em questão com as palavras do texto. Para trabalharmos a organização das frases, fazer um texto em que este esteja dividido em algumas partes para que os alunos reorganizem o texto, dando sentido a ele. Faço com os alunos atividades de ditado e depois trocamos as folhas entre eles e procedemos à correção, vamos tentando encaixar as palavras em alguma das regras existentes e há outras como disse Artur Morais que devem ser memorizadas, só o uso pode fazer com que o dicionário men
tal seja internalizado e ativado para o uso correto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário