PROJETO:
FOLCLORE 2014
Disciplina: Português
Professor: Célia Regina
Ferraz
PROJETO: FOLCLORE
JUSTIFICATIVA:
O folclore pode ser definido como a ciência que estuda
todas as manifestações do saber popular, considerada indispensável para o
conhecimento social e psicológico de um povo. O Brasil apresenta grande
diversidade no campo cultural. Seu folclore é riquíssimo. Oferecer
oportunidades de conhecer e resgatar a cultura popular que diz respeito à nossa
tradição através das diferentes formas de expressão e manifestações
folclóricas, as festas populares, o artesanato e a medicina popular, danças e
os “causos” contados pelo Brasil afora, na literatura sob a forma de poemas,
lendas, fábulas, ditados populares, superstições.
Dessa forma, o presente projeto apresenta-se na escola
como uma investida para resgatar alguns tópicos relacionados ao folclore,
revivendo e recriando tradições folclóricas.
OBJETIVOS
GERAIS:
·
Participar de atividades que envolvam
tradições folclóricas do Brasil;
·
Resgatar, vivenciar e valorizar manifestações
da cultura popular brasileira;
·
Interessar-se por conhecer diferentes formas
de expressão cultural;
·
Incentivar o entendimento sobre sabedoria
popular e sua influência na vida social.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
·
Conhecer e resgatar algumas lendas.
·
Pesquisar trava-línguas e quadrinhas
populares.
·
Pesquisar sobre adivinhas e piadas.
·
Pesquisar sobre ervas usadas na medicina
popular.
·
Pesquisar sobre receitas populares.
·
Registrar as diversas manifestações culturais
do folclore de cada região.
PÚBLICO
ALVO:
6º E 7º ano do Ensino Fundamental.
DISCIPLINA:
Português.
CRONOGRAMA
DAS ATIVIDADES:
Início dos trabalhos de pesquisa a partir de 11.08.2014.
Finalização dos trabalhos previsto para 22.08.2014.
RECURSOS
MATERIAIS:
·
Sala do Acessa para pesquisa.
·
Xerox de textos sobre lendas, trava-línguas,
quadrinhas, adivinhas e piadas, receitas e plantas medicinais.
·
Cartolinas, papel sulfite, lápis de cor,
cola, tesoura, papel laminado, etc.
·
Máquina fotográfica.
AVALIAÇÃO:
Os alunos trabalharão em grupo e a avaliação será
feita através do:
·
Envolvimento
na criação de painéis.
·
Participação efetiva durante a pesquisa.
·
Feedback das atividades.
Professora:
Célia Regina Ferraz
Nenhum comentário:
Postar um comentário