domingo, 6 de julho de 2014

Projeto Folclore 2014

PROJETO:


                 FOLCLORE 2014







Disciplina: Português
Professor: Célia Regina Ferraz





PROJETO: FOLCLORE

JUSTIFICATIVA:
O folclore pode ser definido como a ciência que estuda todas as manifestações do saber popular, considerada indispensável para o conhecimento social e psicológico de um povo. O Brasil apresenta grande diversidade no campo cultural. Seu folclore é riquíssimo. Oferecer oportunidades de conhecer e resgatar a cultura popular que diz respeito à nossa tradição através das diferentes formas de expressão e manifestações folclóricas, as festas populares, o artesanato e a medicina popular, danças e os “causos” contados pelo Brasil afora, na literatura sob a forma de poemas, lendas, fábulas, ditados populares, superstições.
Dessa forma, o presente projeto apresenta-se na escola como uma investida para resgatar alguns tópicos relacionados ao folclore, revivendo e recriando tradições folclóricas.

OBJETIVOS GERAIS:
·         Participar de atividades que envolvam tradições folclóricas do Brasil;
·         Resgatar, vivenciar e valorizar manifestações da cultura popular brasileira;
·         Interessar-se por conhecer diferentes formas de expressão cultural;
·         Incentivar o entendimento sobre sabedoria popular e sua influência na vida social.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Conhecer e resgatar algumas lendas.
·         Pesquisar trava-línguas e quadrinhas populares.
·         Pesquisar sobre adivinhas e piadas.
·         Pesquisar sobre ervas usadas na medicina popular.
·         Pesquisar sobre receitas populares.
·         Registrar as diversas manifestações culturais do folclore de cada região.

PÚBLICO ALVO:
6º E 7º ano do Ensino Fundamental.

DISCIPLINA:
                     Português.


CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES:
Início dos trabalhos de pesquisa a partir de 11.08.2014.
Finalização dos trabalhos previsto para 22.08.2014.

RECURSOS MATERIAIS:
·         Sala do Acessa para pesquisa.
·         Xerox de textos sobre lendas, trava-línguas, quadrinhas, adivinhas e piadas, receitas e plantas medicinais.
·         Cartolinas, papel sulfite, lápis de cor, cola, tesoura, papel laminado, etc.
·         Máquina fotográfica.

AVALIAÇÃO:
Os alunos trabalharão em grupo e a avaliação será feita  através do:
·         Envolvimento  na criação de painéis.
·         Participação efetiva durante a pesquisa.
·         Feedback das atividades.


Professora: Célia Regina Ferraz








Nenhum comentário:

Postar um comentário