domingo, 6 de julho de 2014

Projeto: Horta é Vida Saudável

                                  PROJETO:

                        HORTA É VIDA SAUDÁVEL


       
DIRETORIA DE ENSINO DE OSASCO
ESCOLA ESTADUAL PROF. HELOÍSA DE ASSUMPÇÃO



                              Osasco/2014                      

JUSTIFICATIVA:

A reflexão sobre o ambiente que nos cerca e o repensar de responsabilidades e atitudes de cada um de nós, gera processos educativos, contextualizados e significativos para cada um dos grupos envolvidos.
Nesse contexto, o cultivo de hortas escolares pode ser um valioso instrumento educativo. O contato com a terra no preparo dos canteiros e a descoberta de inúmeras formas de vida que ali existem e convivem, como as sementes brotam, a prática diária do cuidado – regar, transplantar, tirar matinhos, espantar formigas com o uso de borra de café ou plantio de coentro, o exercício da paciência e perseverança até que a natureza nos brinde com a transformação de pequenas sementes em verduras e legumes viçosos e coloridos. Estas vivências podem transformar pequenos espaços da escola em cantos de aprendizado.
Hortas escolares são instrumentos que, dependendo do encaminhamento, podem abordar diferentes conteúdos curriculares de forma significativa e contextualizada para promover vivências que resgatam valores.


OBJETIVO GERAL:

Sensibilizar e conscientizar os alunos de que a vida depende do ambiente e o ambiente depende de cada cidadão deste planeta.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·         Despertar o interesse dos alunos para o cultivo da horta e conhecimento do processo de germinação;
·         Dar oportunidade aos alunos de aprender a cultivar plantas utilizadas como alimentos;
·         Conscientizar sobre a importância de saborear um alimento saudável e nutritivo;
·         Degustação do alimento semeado, cultivado e colhido;
·         Recriar na escola uma área verde produtiva pela qual, todos se sintam responsáveis;
·         Estimular os alunos a construírem seu próprio conhecimento no contexto interdisciplinar;
·         Contextualizar os conteúdos aos problemas da vida urbana;
·         Construir a noção de que o equilíbrio do ambiente é fundamental para a sustentação da vida no planeta.

PÚBLICO ALVO:
Destinado aos alunos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental.

DURAÇÃO:

O projeto se caracteriza por ser uma atividade continuada, que terá início no 3º bimestre, podendo ser desenvolvido até o final do ano letivo.

PROCEDIMENTOS:
O planejamento do projeto deve ser feito de modo que os alunos acompanhem todas as etapas do cultivo, participando diretamente de cada uma delas. A cada bimestre, podem ser escolhidas verduras, legumes ou ervas aromáticas/medicinais para serem cultivadas.
Além disso:
·         Primeiramente limpar a horta que existe no espaço escolar.
·         Criar mudas para serem transplantadas para a terra.
·         Preparar a terra afofando-a, desmanchando os torrões que se formam e molhando-a.
·         Adubar a terra.
·         Dividir os canteiros de acordo com o tipo de cultivo (verdura, legume, ervas).
·         Acompanhamento da plantação.
·         Implementar rodízio para a rega e cuidados semanais com as classes que participarão do projeto. (calendário da horta).
·         Realizar a colheita e fazer a experimentação dos alimentos.

RECURSOS MATERIAIS PARA HORTA:
·         Sementes variadas.
·         Mudas de plantas.
·         Pares de luvas.
·         Enxadas, restelos.
·         Regadores.
·         Terra vegetal.
RECURSOS MATERIAIS PARA TRABALHOS SOBRE A HORTA:
·         Papel sulfite.
·         Cartolina, color set, papel pedra.
·         Lápis de cor.
·         Canetinhas.
·         Filmadora.
·         Máquina fotográfica.
·         Computadores.

DESENVOLVENDO OS CONTEÚDOS INTERDISCIPLINAR
Cabe ao professor adaptar ao nível de sua turma e podem ser envolvidas as seguintes disciplinas:
História/Geografia:
·         Montar um mural, com recorte e colagem de gravuras de jornais e revistas, sobre alimentos vegetais por região do Brasil levando-se em conta o fator histórico e geográfico.
Matemática:
·         Trabalhar conceitos matemáticos relacionados ao espaço da horta como área e perímetro.
·         Observar a profundidade e a distância entre as covas, comparar quantidades de sementes plantadas e a porcentagem de plantas que germinarão.


Ciências:
·         Situar o desenvolvimento da planta no tempo, desde sua germinação até a colheita.
·         Observar a incidência  (posição) do Sol sobre a horta, para posterior comparação com outros meses do ano.
·         Diferenciar os diversos tipos de solo e suas matérias orgânicas.
·         Exposição de trabalhos sobre a semente, o desenvolvimento das plantas.
Português:
·         Escrever pequenas fichas sobre a importância das hortaliças e ervas, sua utilidade, suas propriedades, etc.
·         Pesquisar diversas receitas com hortaliças e ervas.
·         Criar histórias e personagens com as hortaliças e ervas.
·         Fazer relatórios quinzenais sobre o andamento da horta.
·         Produção de livros com as receitas que foram pesquisadas e até degustadas no desenvolver do projeto.


AVALIAÇÃO:
·         Continua durante a realização do projeto.
·         Envolvimento nas atividades propostas.
·         Realizar auto avaliação através de uma ficha proposta pelo professor.

PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS:
·         Prof. Célia  - Português
·         Prof. Guilherme – Sala de Leitura
·         Prof. Maísa – Geografia
·         Prof. Sérgio – Ciências
·         Prof. Sandra - Matemática
    BIBLIOGRAFIA:
_ ACHARAM, Y.M. - As Plantas que Curam. Vol. I - 1ª edição - Ed. Libra. - São Paulo.
_ COSTA, R. - Notas de Fitoterapia. - 2ª edição - Rio de Janeiro, 1958. Guia Rural -
Ervas e Temperos. Ed. Abril - São Paulo, 1991.
_ PRIMAVESI, A. - Manejo integrado de pragas e doenças. Ed. Nobel - São Paulo, 1988.
_ TEIXEIRA, A.S. - Dicas de Alimentos e Plantas para a Saúde. Ed. Tecnoprint S.A. -
Rio de Janeiro, 1983._






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