Leia o texto e responda à questão 01.
Eu, o bilheteiro José Roberto Torero
Por que eles não trazem dinheiro trocado? Já sabem quanto
custa o ingresso, custava trazer dinheiro certo? Mas não, sempre trazem notas
grandes. Como esses pés-rapados sempre têm notas de 50? O pior é ver essa
dinheirama passar pela minha mão e eu não poder ficar com nada. Num punhado de
ingressos o clube já tira o meu salário. Vai tudo para o centroavante. Esse
deve ganhar uma fortuna. Ou então vai para o bolso do presidente. Não boto
minha mão no fogo por ele. Nem por ele nem por ninguém. Até dos outros
bilheteiros eu suspeito. Acho que o Armandinho tem esquema com o cara da
roleta. Toda hora a roleta quebra e o cara fica com os ingressos na mão. E aí o
Armandinho dá uma sumida. Para mim ele pega os ingressos de volta e deixa o
dinheiro com o cara da catraca. Coisa mais fácil que tem é roubar. Ah, se minha
mãe não tivesse me criado direito... Quem sabe eu ia ter carro em vez dessa
bicicleta. Ou ia estar na cadeia. Não, ninguém vai para a cadeia. Mas é melhor
ser honesto. [...] Cambista... Mais um que ganha dinheiro fácil. Mas, também,
os trouxas pagam a mais só para não pegar fila. Bem feito! Pior é quando pegam ingresso falso. Mas aí
tem esquema com o cara da catraca e os policiais, e passam com ingresso falso
mesmo. Parece que o Armandinho também tem esquema com cambista. Como é que ele
ia arranjar dinheiro para comprar aquele Escort? Só eu que sou trouxa. Ah, se
minha mãe não tivesse me criado direito...
TORERO, José Roberto. Crônicas para ler na escola. Rio de
Janeiro: Objetiva, 2011. p. 79-80. (adaptado)
Questão 01
Pela leitura do texto, o bilheteiro
(A) se dá conta de quanto dinheiro está perdendo e decide
mudar, deixando de lado a boa educação que recebeu.
(B) percebe que está
sendo mal remunerado pelo serviço que realiza e resolve trabalhar como
cambista.
(C) sabe que poderia tornar-se uma pessoa desonesta, se não
tivesse sido bem educado pela mãe.
(D) apesar de suas
convicções iniciais, é acometido pela dúvida e resolve trabalhar com o
Armandinho.
Leia o texto e responda à questão 02.
As Mariposas Adoniran Barbosa Compositor: ADONIRAN BARBOSA
As mariposa quando chega o frio
Fica dando volta em volta da lâmpida pra se esquentar
Elas roda, roda, roda e dispois se senta
Em cima do prato da
lâmpida pra descansar
Eu sou a lâmpida
E as muié é as
mariposa
Que fica dando volta em volta de mim
Toda noite só pra me beijar
Disponível em: http://www.vagalume.com.br/adoniran-barbosa/asmariposas.html
Questão 02
No texto, a concordância nominal do artigo no plural com os
substantivos no singular em “as mariposa” e “as muié”
(A) provocam um
estranhamento por reproduzir a fala de um grupo social.
(B) atribuem um
sentido diferenciado aos substantivos “mariposa” e “muié”.
(C) obrigam o leitor a corrigir o erro gramatical
cometido pelo poeta.
(D) denotam o pouco cuidado do autor na
composição da letra da música.
Leia o texto e responda às questões 03 e 04.
Aquecimento global pode impedir era glacial pelos próximos
100 mil anos
Alister Doyle Em Oslo 13/01/2016 20h42
O aquecimento
global deve interromper o ciclo natural das eras glaciais e contribuir para
atrasar a próxima idade do gelo em até cerca de 100 mil anos a partir de agora,
disseram cientistas nesta quarta-feira (13).
No último milhão de anos, o mundo teve cerca de dez eras
glaciais antes de retornar para condições mais quentes como a do presente. Na
última era glacial, que terminou 12 mil anos atrás, camadas de gelo cobriram o
que é agora o Canadá, o norte da Europa e a Sibéria.
Numa nova explicação sobre as longas quedas nas temperaturas
globais que levam à era glacial, cientistas apontaram para a combinação de
mudanças de longo prazo na órbita da Terra ao redor do Sol, junto com níveis de
dióxido de carbono na atmosfera.
Eles afirmaram que o planeta parecia naturalmente no caminho
para escapar de uma era glacial pelos próximos 50 mil anos, um período longo
incomum de calor, de acordo com o estudo liderado pelo Instituto de Pesquisa
sobre Impacto Climático de Postdam.
No entanto, o aumento da emissão de gases do efeito estufa
provocado pela humanidade desde o início da Revolução Industrial no século 18
pode significar que o período quente dure por 100 mil anos, escreveram eles na
revista Nature.
As descobertas sugerem que influências humanas "vão
tornar impossível o início da próxima era glacial num período de tempo
comparável à duração dos ciclos glaciais anteriores", escreveram.
[...]
Disponível em:
<http://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimasnoticias/redacao/2016/01/13/aquecimento-global-pode-impedir-era-glacialpelos-proximos-100-mil-anos.htm>.
Acesso em: 14 de janeiro de 2016. (adaptado)
Questão 03
A tese de que “o aquecimento global deve interromper o ciclo
natural das eras glaciais e contribuir para atrasar a próxima idade do gelo em
até cerca de 100 mil anos”, é defendida pelo autor com o argumento de que
(A) os cientistas apontaram um longo período de queda nas
temperaturas no futuro.
(B) haverá mudanças
significativas, a longo prazo, na órbita da Terra em torno do Sol.
(C) acontecerão descobertas sobre influências humanas nos ciclos
anteriores àqueles das eras glaciais, conforme a Nature.
(D) o aumento da
emissão de gases do efeito estufa, provocado pela humanidade, pode significar
um longo período quente.
Questão 04
No texto, o argumento de que “as influências humanas vão
tornar impossível o início da próxima era glacial” foi construído para defender
a tese de que
(A) o planeta está no caminho de uma nova era de longos
ciclos glaciares.
(B) um longo período de aquecimento poderá contribuir para
novas descobertas da humanidade.
(C) o aquecimento global pode impedir a era glacial nos
próximos cem mil anos.
(D) um grande impacto climático deverá produzir emissões de
gases do efeito estufa.
Leia o texto abaixo para responder as questões 5,6,7 e 8.
Quando o assunto é cigarro, é preciso ser radical e dizer não “Tenho 13
anos e quero comprar meu primeiro maço de cigarros. Já peguei algumas vezes
cigarro dos meus amigos e achei legal. Na escola, fumo escondido. Meus pais
também não me deixam fumar, mas os dois são fumantes há um tempão. Por que essa
falsidade em relação ao cigarro?”
Jairo Bouer -
Colunista da Folha
Se você acompanha esta coluna, já percebeu que, em geral,
temos respostas bastante ponderadas para nossos leitores. Incentivamos sempre a
autonomia de cada um, desde que administrada com responsabilidade, e evitamos o
tradicional “faça isso ou não faça aquilo”. Mas, desta vez, vamos ser
categóricos: caia fora dessa e não compre seu primeiro maço de cigarros. Por
quê? O cigarro é composto por uma droga (nicotina) que tem o poder de tornar as
pessoas dependentes com muita facilidade. Além dela, o cigarro tem centenas de
compostos químicos que, com o passar dos anos, vão atacando seu corpo. Só para
citar algumas das consequências do hábito de fumar: enfisema pulmonar, câncer
de pulmão e bexiga, alteração dos vasos sanguíneos, infartos, derrames e
impotência sexual. As pesquisas mostram que, quanto mais nova a pessoa é quando
começa a fumar, mais chances ela tem de se tornar dependente. A nicotina faz
com que o corpo sinta falta do cigarro. Quando passa uma ou duas horas sem dar
uma tragada, a pessoa começa a passar mal: sua, sente dor de cabeça, ansiedade,
nervosismo, dificuldade de concentração etc. Esses são sinais de abstinência. É
como se o seu corpo desse sinais de que precisa de mais nicotina. Daí a vontade
incontrolável de acender mais um. A moçada começa a fumar porque acha que pega
bem. O garoto que fuma acha que parece mais maduro. Pode até se sentir mais
controlado e mais seguro (efeito da nicotina). Na verdade, ele está fazendo uma
grande bobagem. Está entrando em uma história que, para ser superada, pode
levar, em média, uma década – tempo suficiente para produzir belos estragos em
sua saúde. E seus pais são falsos? Provavelmente não! Eles querem evitar que você
entre em uma situação de que vai ser difícil sair. Por experiência própria,
eles já devem ter sentido o quanto é duro largar o cigarro. O que complica é
que eles, fumantes, tentam impor a você uma proibição ao cigarro. Filhos de
pais que fumam têm maior probabilidade de se tornarem dependentes de cigarro.
Que tal inverter o jogo e pedir que eles também deixem o cigarro? Hoje, novos
métodos (remédios que controlam a vontade de fumar), terapia breve de apoio e
reposição de nicotina são alternativas para facilitar a vida do fumante que
quer largar o cigarro. Sugira a eles que procurem um médico. Só para terminar:
em raras ocasiões a gente diz aqui o que a pessoa deve ou não fazer. Se a gente
disse isso hoje para você, é por convicção absoluta de que você não precisa
comprar seu primeiro maço de cigarro para se sentir mais legal. Muito pelo
contrário, esse é um passo para anos de muita dor de cabeça. É isso!
Fonte: BOUER, Jairo.
Quando o assunto é cigarro, é preciso ser radical e dizer não. Folha de São
Paulo. Folhateen. Sexo e Saúde. São
Paulo: 14/10/2002.
Questão 5
Este artigo é destinado a
(A) leitores de jornais.
(B) pais de jovens
leitores.
(C) adultos fumantes.
(D) jovens leitores
do colunista.
Questão 6
Em seu artigo, o colunista Jairo Bouer pretende
(A) convencer os pais de seus leitores a deixar o vício de
fumar cigarros.
(B) convencer seus leitores a não fumar, demonstrando os
riscos desse vício.
(C) responder às dúvidas de seus leitores sobre o tabagismo.
(D) informar aos pais dos jovens leitores sobre os riscos do
tabagismo.
Questão 7
O trecho do texto que
apresenta um fato (em vez de uma opinião do autor) é
(A) “Na verdade, ele
está fazendo uma grande bobagem.”
(B) “E seus pais são falsos? Provavelmente não! Eles querem
evitar que você entre
em uma situação de
que vai ser difícil sair.”
(C) “Que tal inverter o jogo e pedir que eles também deixem
o cigarro?”
(D) “... o cigarro tem centenas de compostos químicos que,
com o passar dos anos, vão atacando seu corpo.”
Questão 8
O trecho do artigo que apresenta uma oposição entre ideias
para reforçar a argumentação utilizada é:
(A) “Só para
terminar: em raras ocasiões a gente diz aqui o que a pessoa deve ou não fazer.”
(B) “...evitamos o tradicional “faça isso ou não faça aquilo”. Mas, desta vez,
vamos ser categóricos...”
(C) “Se você acompanha esta coluna, já percebeu que, em
geral, temos respostas bastante ponderadas para nossos leitores.”
(D) “E seus pais são
falsos? Provavelmente não!
Leia o texto e responda à questão 9:
Conversa entre namorados!
- Oi.
- Oi.
- Oi... você estava
trabalhando?
- Sim, estava.
- Então, por que você
está me ligando?
-Ah... tive uma folga
de 30 minutos e resolvi ligar para você.
- Que bom que você
ligou, preciso falar com você.
- Por quê? O que aconteceu?
- Bobinho... não
aconteceu nada, só estava com saudades e queria falar que te amo muito!
- Ah gata, eu também
te amo muito. Não sei o que seria de mim sem você.
- Amor, o seu tempo é
tão curto, não precisava se preocupar comigo.
- Amor, pra falar com
você, faço qualquer coisa, além do mais quando a gente conversa fico de boa pra
enfrentar um dia de trabalho. Te amo minha linda...
Disponível em:
http://vidadeadolescentes.loveblog.com.br/438319/conversa-entre-namorados/>.
Acesso em: 03 de junho de 2015. (adaptado)
Questão 9
As palavras e/ou
expressões que indicam o uso de uma linguagem que procura se aproximar do modo
como nos expressamos, em uma conversa informal, estão presentes em:
(A) “Ah gata...”; “...fico de boa...”
(B) “...fico de boa”;
“Por quê?”
(C) “...só estava com saudades”; “fico de boa...”
(D) “Ah gata”...;
“...não precisava se preocupar comigo”
Leia os textos e responda às questões 10, 11 e 12.
Texto 1 Sorvete fácil e rápido
Ingredientes - 1 litro de leite;
- 1 lata de leite
condensado;
- 1 caixinha de creme
de leite;
- 2 gelatinas a seu gosto.
Modo de preparo
• Aqueça o leite e dissolva as gelatinas,
depois acrescente o leite condensado misture e ponha para gelar
no freezer por 2 horas.
• Depois retire do freezer, coloque na
batedeira e acrescente o creme de leite, bata por 15 minutos na
velocidade máxima.
• Por último coloque em uma vasilha e coloque para
gelar no freezer.
• Sirva quando
estiver na consistência de sorvete.
Disponível em: <http://www.tudogostoso.com.br/receita/101695-sorvete-facil-e-rapido.html>
Acesso em: 13 de junho de 2015. (adaptado).
Texto 2 Sorvetes nascidos em laboratório não engordam e são
deliciosos.
Na busca por uma
receita mais nutritiva e saudável, foram feitos vários testes e se chegou a um
sorvete sem leite, feito de soja.
Quem resiste ao sorvete? É um desfile de cores e sabores. O
gosto varia, depende da região do Brasil. Tem de bacuri, guavira, castanha,
cupuaçu, açaí, taperebá. Os nomes diferentes das frutas revelam a fartura e a
criatividade dos brasileiros. Mas tem gente que exagera na combinação. É
um tal de incrementar o sorvete com creme, leite condensado e açúcar. Será
possível tomar aquele sorvete sem se preocupar com a balança? [...]
Disponível em: http://g1.globo.com/globoreporter/0,,MUL1497430-16619,00-SORVETES+NASCIDOS+EM+LABORATO
RIO+NAO+ENGORDAM+E+SAO+DELICIOSOS.html. Acesso em: 13 de junho de 2015.
Questão 10
O texto 1 “Sorvete
fácil e rápido” e o texto 2 “O Sorvetes nascidos em laboratório não engordam e
são deliciosos” tratam da mesma temática: sorvete, mas diferem quanto:
(A) à quantidade
insuficiente de informação apresentada no texto 2.
(B) ao objetivo da informação, pois a receita informa sobre
seu consumo e o texto 2 orienta o leitor a fazer o sorvete.
(C) à finalidade da informação, pois a receita orienta o
leitor a fazer o sorvete e o texto 2 a informar sobre seu consumo.
(D) à falta de ingredientes para completar as informações do
texto 2.
Questão 11
No texto 1, “Sorvete
fácil e rápido”, existem alguns verbos em destaque. Segundo a gramática da
Língua Portuguesa, eles estão no modo imperativo. Quando estão presentes em
textos como as receitas, têm a função de indicar:
(A) súplica.
(B) desejo.
(C) ensinamento.
(D) aconselhamento.
Questão 12:
Para que se tenha
sucesso ao fazer a receita “Sorvete fácil e rápido”, é preciso seguir as
instruções:
(A) selecionar os
ingredientes – seguir o modo de preparo – verificar como servir.
(B) seguir o modo de preparo -selecionar os ingredientes -
verificar como servir.
(C) verificar como servir - seguir o modo de preparo -
selecionar os ingredientes.
(D) verificar como servir – seguir o modo de preparo -
verificar como servir.
Leia o texto e responda às questões 13,14 e 15.
S.O.S Planeta Terra Isadora Maria do Nascimento Santos
O dia 1º de abril de
2010 foi muito especial para mim e para minha família, foi quando nós fomos à
praia de Maranduba, em Ubatuba, e ficamos surpresos com o que nós vimos: um
filhote de tartaruga marinha se debatendo na água. No começo foi engraçado, mas
foi perdendo a graça e nós fomos ver o que estava acontecendo, e eu falei:
- Por que um filhote
de tartaruga marinha está se batendo na água?
- Só pode estar
engasgado com alguma coisa – disse meu tio.
Então nós tentamos de
qualquer jeito desengasgar a pobre tartaruguinha até que meu pai conseguiu. A
tartaruga tinha se engasgado com uma embalagem de picolé e minha mãe
falou: - Nossa, eles não tem respeito!
Jogam lixo na praia e nem ligam.
- Nós podemos limpar
a praia, para que nenhum outro animal se engasgue – completei.
Então meus tios e meu
pai alugaram um bananão e colocaram a tartaruguinha na água, enquanto eu,
minhas tias, meus primos e primas, meus irmãos e minha mãe limpávamos a
praia. [...]
Disponível em: <http://educacao.sorocaba.sp.gov.br/wp-ntent/uploads/file/1_ba_exper_vivida_-_4serie_-_
isadora_maria_do_nascimento_santos.pdf >. Acesso em: 11 de junho de 2015.
(adaptado)
Questão 13
No texto “S.O.S Planeta Terra”, a autora utiliza verbos que
indicam o tempo:
(A) passado, para
relatar a experiência de viagem por ela vivenciada.
(B) presente, para mostrar à família os perigos encontrados
nos mares.
(C) futuro, para alertar a respeito da necessidade de
despoluição das praias.
(D) futuro, para
divulgar as ameaças a serem enfrentadas pela tartaruga.
Questão 14
A família de Isadora
foi à praia de Maranduba e viu um filhote de tartaruga marinha engasgado com
uma embalagem de picolé. Em seguida,
(A) o pai conseguiu
desengasgar a tartaruga. Ele e os tios da menina colocaram o bichinho na água.
(B) enquanto o pai desengasgava a tartaruga, a menina, as
tias, os primos e primas, os irmãos e a mãe limparam a praia.
(C) o tios e o
pai da menina alugaram um bananão e
tentaram de qualquer jeito desengasgar a pobre tartaruguinha.
(D) todos limparam a praia e foram ver o que estava
acontecendo com a tartaruguinha.
Questão 15
O assunto principal do texto é:
(A) a viagem a Maranduba.
(B) o passeio de bananão.
(C) o salvamento da tartaruga.
(D) a limpeza da areia da praia.
Leia o texto e responda às questões 16, 17 e 18.
Tem bicho escondido na
areia!
Ele até que tem um apelido simpático: bicho geográfico. E
levou essa fama porque fica debaixo da pele, desenhando linhas que se parecem
com mapas inexistentes.
Você já foi vítima? Pois é, o bicho geográfico é frequente
em várias praias do nosso país.
O parasita, de nome oficial Ancylostoma, gosta mesmo é de
infectar gatos e cachorros, para se desenvolver em seus intestinos. Ele atinge
essas vítimas preferenciais quando elas comem ovos ou larvas do parasita,
animais já contaminados, ou ainda quando as larvas penetram através da pele.
Depois de contaminados, os bichanos eliminam os ovos deste
parasita junto com suas fezes. Ovos que viram larvas, ávidas por encontrar um
novo hospedeiro.
Nós não somos os hospedeiros preferidos. Mas se a gente
entrar em contato com as larvas, elas perfuram e entram na nossa pele. Assim
como faz nos gatos e cachorros, o parasita tenta se aprofundar para atingir
outros órgãos. Mas, para nossa sorte, a pele humana é uma barreira que essa
larva não consegue transpor.
Ela não ultrapassa além das camadas mais superficiais. E
então fica por ali mesmo, cavando túneis, andando sem rumo, dando
uma de cartógrafo (profissional que desenha mapas).
As lesões características do bicho geográfico são justamente
os túneis que o parasita vai cavando e que conseguimos enxergar pela
transparência da pele. São sulcos avermelhados, sinuosos e que coçam. [...] Aí
vem a pergunta: como será que um parasita de cães e gatos chegou à areia da
praia que você frequenta?
Acertou: é claro que o Rex, o Totó e o Rufus estiveram por
ali, fazendo suas necessidades básicas, sem constrangimento nenhum, na areia
fofinha onde você se deita. Foram eles que despejaram na areia os ovos do
parasita. Por isso, se o Totó for seu, não o leve à praia.
Também não se esqueça de dar vermífugos para ele, e de
recolher suas fezes nos lugares públicos. Outro lugar em que se pega bicho
geográfico são os parquinhos infantis onde não há restrição à entrada de cães e
gatos. As larvas ficam na areia ou na terra que as crianças brincam. [...]
Disponível
em:<http://www.sobiologia.com.br/conteudos/jornal/noticia3.5.php> Acesso
em: 02 de outubro de 2013. (adaptado)
Questão 16
A partir da leitura do texto, para não sermos infectados
pelo bicho geográfico, é necessário que
(A) pessoas
contaminadas pelo parasita deixem de ir a praias e parques infantis.
(B) pessoas contaminadas pelo bicho geográfico evitem o contato
com cães e gatos.
(C) cães e gatos não tenham contato com seres humanos
infectados pelo Ancylostoma.
(D) cães e gatos não
frequentem, de forma irrestrita, praias e parques infantis.
Questão 17
No trecho “São sulcos
avermelhados, sinuosos e que coçam”, a palavra
destacada faz referência a:
(A) “são”.
(B) “coçam”.
(C) “sulcos”.
(D) “sinuosos”.
Questão 18
No trecho do terceiro parágrafo do texto, “Ele atinge essas
vítimas preferenciais”, a expressão em destaque ajuda a evitar a
repetição de:
(A) lugares públicos.
(B) seus intestinos.
(C) gatos e
cachorros.
(D) bichos geográficos.
Leia o texto e responda às questões 19 e 20.
Café em Paris oferece a companhia de
gatos BBC BRASIL 23/10/2013
05h18 > Atualizada 23/10/201308h41
Um bar no bairro de Marais, em Paris, chamado Le Café des
Chats, oferece aos seus clientes muito mais do que croissants. Lá, enquanto
comem um pedaço de bolo ou bebem um chá, eles podem aproveitar a companhia de
vários gatos. A proprietária, Margaux Gandelon, conta que o cliente pode ficar
com um dos gatos no colo, fazendo carinho, ou simplesmente ficar olhando para
eles, enquanto dormem ou comem.
Segundo ela, observar e acariciar gatos é uma atividade
muito relaxante. Inspirado em locais similares no Japão, o café já está ficando
bastante concorrido. Quem quiser ir nos fins de semana, por exemplo, precisa
fazer reserva com um mês de antecedência.
Disponível em:
<http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2013/10/23/cafe-em-paris-oferece-a-companhiade-gatos.htm>.
Acesso em: 11 de junho de 2015.
Questão 19
No trecho “Lá, enquanto comem um pedaço
de bolo ou bebem um chá...”, a palavra
destacada indica ideia de:
(A) intensidade e
corresponde ao fato de que acariciar gatos é uma atividade muito relaxante. (B)
lugar e corresponde ao bar que fica no bairro de Marais, em Paris, chamado Le
Café des Chats.
(C) tempo e faz referência ao momento em que o cliente pode
ficar com um dos gatos no colo ou acariciá-lo.
(D) dúvida e faz referência ao cliente que pode ficar com um
dos gatos no colo ou ficar olhando para eles.
Questão 20
A notícia é
direcionada a leitores que:
(A) adoram café.
(B) usam chats.
(C) preferem chá.
(D) gostam de gato.
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