sábado, 12 de novembro de 2016

Final - 2016 - Português


Leia o texto e responda à questão 01.

Eu, o bilheteiro José Roberto Torero



Por que eles não trazem dinheiro trocado? Já sabem quanto custa o ingresso, custava trazer dinheiro certo? Mas não, sempre trazem notas grandes. Como esses pés-rapados sempre têm notas de 50? O pior é ver essa dinheirama passar pela minha mão e eu não poder ficar com nada. Num punhado de ingressos o clube já tira o meu salário. Vai tudo para o centroavante. Esse deve ganhar uma fortuna. Ou então vai para o bolso do presidente. Não boto minha mão no fogo por ele. Nem por ele nem por ninguém. Até dos outros bilheteiros eu suspeito. Acho que o Armandinho tem esquema com o cara da roleta. Toda hora a roleta quebra e o cara fica com os ingressos na mão. E aí o Armandinho dá uma sumida. Para mim ele pega os ingressos de volta e deixa o dinheiro com o cara da catraca. Coisa mais fácil que tem é roubar. Ah, se minha mãe não tivesse me criado direito... Quem sabe eu ia ter carro em vez dessa bicicleta. Ou ia estar na cadeia. Não, ninguém vai para a cadeia. Mas é melhor ser honesto. [...] Cambista... Mais um que ganha dinheiro fácil. Mas, também, os trouxas pagam a mais só para não pegar fila. Bem feito!  Pior é quando pegam ingresso falso. Mas aí tem esquema com o cara da catraca e os policiais, e passam com ingresso falso mesmo. Parece que o Armandinho também tem esquema com cambista. Como é que ele ia arranjar dinheiro para comprar aquele Escort? Só eu que sou trouxa. Ah, se minha mãe não tivesse me criado direito... 




TORERO, José Roberto. Crônicas para ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011. p. 79-80. (adaptado)



 Questão 01  



Pela leitura do texto, o bilheteiro



(A) se dá conta de quanto dinheiro está perdendo e decide mudar, deixando de lado a boa educação que recebeu.

 (B) percebe que está sendo mal remunerado pelo serviço que realiza e resolve trabalhar como cambista.

(C) sabe que poderia tornar-se uma pessoa desonesta, se não tivesse sido bem educado pela mãe.

 (D) apesar de suas convicções iniciais, é acometido pela dúvida e resolve trabalhar com o Armandinho.

Leia o texto e responda à questão 02.




As Mariposas Adoniran Barbosa Compositor: ADONIRAN BARBOSA  
As mariposa quando chega o frio

Fica dando volta em volta da lâmpida pra se esquentar

Elas roda, roda, roda e dispois se senta

 Em cima do prato da lâmpida pra descansar

Eu sou a lâmpida

 E as muié é as mariposa

Que fica dando volta em volta de mim

Toda noite só pra me beijar


Questão 02   



No texto, a concordância nominal do artigo no plural com os substantivos no singular em “as mariposa” e “as muié”



(A)  provocam um estranhamento por reproduzir a fala de um grupo social.

(B)  atribuem um sentido diferenciado aos substantivos “mariposa” e “muié”.

 (C)  obrigam o leitor a corrigir o erro gramatical cometido pelo poeta.

 (D)  denotam o pouco cuidado do autor na composição da letra da música. 



Leia o texto e responda às questões 03 e 04.




Aquecimento global pode impedir era glacial pelos próximos 100 mil anos



Alister Doyle Em Oslo 13/01/2016 20h42

   O aquecimento global deve interromper o ciclo natural das eras glaciais e contribuir para atrasar a próxima idade do gelo em até cerca de 100 mil anos a partir de agora, disseram cientistas nesta quarta-feira (13).

No último milhão de anos, o mundo teve cerca de dez eras glaciais antes de retornar para condições mais quentes como a do presente. Na última era glacial, que terminou 12 mil anos atrás, camadas de gelo cobriram o que é agora o Canadá, o norte da Europa e a Sibéria.

Numa nova explicação sobre as longas quedas nas temperaturas globais que levam à era glacial, cientistas apontaram para a combinação de mudanças de longo prazo na órbita da Terra ao redor do Sol, junto com níveis de dióxido de carbono na atmosfera.

Eles afirmaram que o planeta parecia naturalmente no caminho para escapar de uma era glacial pelos próximos 50 mil anos, um período longo incomum de calor, de acordo com o estudo liderado pelo Instituto de Pesquisa sobre Impacto Climático de Postdam.

No entanto, o aumento da emissão de gases do efeito estufa provocado pela humanidade desde o início da Revolução Industrial no século 18 pode significar que o período quente dure por 100 mil anos, escreveram eles na revista Nature.

As descobertas sugerem que influências humanas "vão tornar impossível o início da próxima era glacial num período de tempo comparável à duração dos ciclos glaciais anteriores", escreveram.

 [...]

Disponível em: <http://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimasnoticias/redacao/2016/01/13/aquecimento-global-pode-impedir-era-glacialpelos-proximos-100-mil-anos.htm>. Acesso em: 14 de janeiro de 2016. (adaptado)

 Questão 03  



A tese de que “o aquecimento global deve interromper o ciclo natural das eras glaciais e contribuir para atrasar a próxima idade do gelo em até cerca de 100 mil anos”, é defendida pelo autor com o argumento de que



(A) os cientistas apontaram um longo período de queda nas temperaturas no futuro.

 (B) haverá mudanças significativas, a longo prazo, na órbita da Terra em torno do Sol.

(C) acontecerão descobertas sobre influências humanas nos ciclos anteriores àqueles das eras glaciais, conforme a Nature.

  (D) o aumento da emissão de gases do efeito estufa, provocado pela humanidade, pode significar um longo período quente. 



Questão 04   



No texto, o argumento de que “as influências humanas vão tornar impossível o início da próxima era glacial” foi construído para defender a tese de que 



(A) o planeta está no caminho de uma nova era de longos ciclos glaciares.

(B) um longo período de aquecimento poderá contribuir para novas descobertas da humanidade.

(C) o aquecimento global pode impedir a era glacial nos próximos cem mil anos.

(D) um grande impacto climático deverá produzir emissões de gases do efeito estufa.

Leia o texto abaixo para responder as questões 5,6,7 e 8.



Quando o assunto é cigarro, é preciso ser radical e dizer não “Tenho 13 anos e quero comprar meu primeiro maço de cigarros. Já peguei algumas vezes cigarro dos meus amigos e achei legal. Na escola, fumo escondido. Meus pais também não me deixam fumar, mas os dois são fumantes há um tempão. Por que essa falsidade em relação ao cigarro?”

Jairo Bouer -  Colunista da Folha

Se você acompanha esta coluna, já percebeu que, em geral, temos respostas bastante ponderadas para nossos leitores. Incentivamos sempre a autonomia de cada um, desde que administrada com responsabilidade, e evitamos o tradicional “faça isso ou não faça aquilo”. Mas, desta vez, vamos ser categóricos: caia fora dessa e não compre seu primeiro maço de cigarros. Por quê? O cigarro é composto por uma droga (nicotina) que tem o poder de tornar as pessoas dependentes com muita facilidade. Além dela, o cigarro tem centenas de compostos químicos que, com o passar dos anos, vão atacando seu corpo. Só para citar algumas das consequências do hábito de fumar: enfisema pulmonar, câncer de pulmão e bexiga, alteração dos vasos sanguíneos, infartos, derrames e impotência sexual. As pesquisas mostram que, quanto mais nova a pessoa é quando começa a fumar, mais chances ela tem de se tornar dependente. A nicotina faz com que o corpo sinta falta do cigarro. Quando passa uma ou duas horas sem dar uma tragada, a pessoa começa a passar mal: sua, sente dor de cabeça, ansiedade, nervosismo, dificuldade de concentração etc. Esses são sinais de abstinência. É como se o seu corpo desse sinais de que precisa de mais nicotina. Daí a vontade incontrolável de acender mais um. A moçada começa a fumar porque acha que pega bem. O garoto que fuma acha que parece mais maduro. Pode até se sentir mais controlado e mais seguro (efeito da nicotina). Na verdade, ele está fazendo uma grande bobagem. Está entrando em uma história que, para ser superada, pode levar, em média, uma década – tempo suficiente para produzir belos estragos em sua saúde. E seus pais são falsos? Provavelmente não! Eles querem evitar que você entre em uma situação de que vai ser difícil sair. Por experiência própria, eles já devem ter sentido o quanto é duro largar o cigarro. O que complica é que eles, fumantes, tentam impor a você uma proibição ao cigarro. Filhos de pais que fumam têm maior probabilidade de se tornarem dependentes de cigarro. Que tal inverter o jogo e pedir que eles também deixem o cigarro? Hoje, novos métodos (remédios que controlam a vontade de fumar), terapia breve de apoio e reposição de nicotina são alternativas para facilitar a vida do fumante que quer largar o cigarro. Sugira a eles que procurem um médico. Só para terminar: em raras ocasiões a gente diz aqui o que a pessoa deve ou não fazer. Se a gente disse isso hoje para você, é por convicção absoluta de que você não precisa comprar seu primeiro maço de cigarro para se sentir mais legal. Muito pelo contrário, esse é um passo para anos de muita dor de cabeça. É isso!

 Fonte: BOUER, Jairo. Quando o assunto é cigarro, é preciso ser radical e dizer não. Folha de São Paulo.  Folhateen. Sexo e Saúde. São Paulo: 14/10/2002.

Questão 5
Este artigo é destinado a

(A) leitores de jornais.

 (B) pais de jovens leitores.

(C) adultos fumantes. 

 (D) jovens leitores do colunista.

Questão 6

Em seu artigo, o colunista Jairo Bouer pretende

(A) convencer os pais de seus leitores a deixar o vício de fumar cigarros.

(B) convencer seus leitores a não fumar, demonstrando os riscos desse vício.

(C) responder às dúvidas de seus leitores sobre o tabagismo.

(D) informar aos pais dos jovens leitores sobre os riscos do tabagismo.

Questão 7

 O trecho do texto que apresenta um fato (em vez de uma opinião do autor) é

 (A) “Na verdade, ele está fazendo uma grande bobagem.”

(B) “E seus pais são falsos? Provavelmente não! Eles querem evitar que você entre

 em uma situação de que vai ser difícil sair.”

(C) “Que tal inverter o jogo e pedir que eles também deixem o cigarro?”

(D) “... o cigarro tem centenas de compostos químicos que, com o passar dos anos, vão atacando seu corpo.”

Questão 8

O trecho do artigo que apresenta uma oposição entre ideias para reforçar a argumentação utilizada é:

 (A) “Só para terminar: em raras ocasiões a gente diz aqui o que a pessoa deve ou não fazer.” (B) “...evitamos o tradicional “faça isso ou não faça aquilo”. Mas, desta vez, vamos ser categóricos...”

(C) “Se você acompanha esta coluna, já percebeu que, em geral, temos respostas bastante ponderadas para nossos leitores.”

 (D) “E seus pais são falsos? Provavelmente não!



Leia o texto e responda à questão 9:


Conversa entre namorados!

- Oi.

 - Oi.

 - Oi... você estava trabalhando?

 - Sim, estava.

 - Então, por que você está me ligando?

 -Ah... tive uma folga de 30 minutos e resolvi ligar para você.

 - Que bom que você ligou, preciso falar com você.

 - Por quê? O que aconteceu?

 - Bobinho... não aconteceu nada, só estava com saudades e queria falar que te amo muito!

 - Ah gata, eu também te amo muito. Não sei o que seria de mim sem você.

 - Amor, o seu tempo é tão curto, não precisava se preocupar comigo.

 - Amor, pra falar com você, faço qualquer coisa, além do mais quando a gente conversa fico de boa pra enfrentar um dia de trabalho. Te amo minha linda...

Disponível em: http://vidadeadolescentes.loveblog.com.br/438319/conversa-entre-namorados/>. Acesso em: 03 de junho de 2015. (adaptado)

Questão 9

 As palavras e/ou expressões que indicam o uso de uma linguagem que procura se aproximar do modo como nos expressamos, em uma conversa informal, estão presentes em:

(A) “Ah gata...”; “...fico de boa...”

 (B) “...fico de boa”; “Por quê?”

(C) “...só estava com saudades”; “fico de boa...”

 (D) “Ah gata”...; “...não precisava se preocupar comigo”

Leia os textos e responda às questões 10, 11 e 12.


Texto 1 Sorvete fácil e rápido

Ingredientes - 1 litro de leite;

 - 1 lata de leite condensado;

 - 1 caixinha de creme de leite;

- 2 gelatinas a seu gosto.

Modo de preparo

Aqueça o leite e dissolva as gelatinas, depois acrescente o leite condensado misture e ponha para gelar no freezer por 2 horas.

• Depois retire do freezer, coloque na batedeira e acrescente o creme de leite, bata por 15 minutos na velocidade máxima.

• Por último coloque em uma vasilha e coloque para gelar no freezer.

 Sirva quando estiver na consistência de sorvete.

Disponível em: <http://www.tudogostoso.com.br/receita/101695-sorvete-facil-e-rapido.html> Acesso em: 13 de junho de 2015. (adaptado).

Texto 2 Sorvetes nascidos em laboratório não engordam e são deliciosos.

 Na busca por uma receita mais nutritiva e saudável, foram feitos vários testes e se chegou a um sorvete sem leite, feito de soja.

Quem resiste ao sorvete? É um desfile de cores e sabores. O gosto varia, depende da região do Brasil. Tem de bacuri, guavira, castanha, cupuaçu, açaí, taperebá. Os nomes diferentes das frutas revelam a fartura e a criatividade dos brasileiros. Mas tem gente que exagera na combinação.  É um tal de incrementar o sorvete com creme, leite condensado e açúcar. Será possível tomar aquele sorvete sem se preocupar com a balança? [...]

Disponível em: http://g1.globo.com/globoreporter/0,,MUL1497430-16619,00-SORVETES+NASCIDOS+EM+LABORATO RIO+NAO+ENGORDAM+E+SAO+DELICIOSOS.html. Acesso em: 13 de junho de 2015.

Questão 10

 O texto 1 “Sorvete fácil e rápido” e o texto 2 “O Sorvetes nascidos em laboratório não engordam e são deliciosos” tratam da mesma temática: sorvete, mas diferem quanto:

 (A) à quantidade insuficiente de informação apresentada no texto 2.

(B) ao objetivo da informação, pois a receita informa sobre seu consumo e o texto 2 orienta o leitor a fazer o sorvete. 

(C) à finalidade da informação, pois a receita orienta o leitor a fazer o sorvete e o texto 2 a informar sobre seu consumo. 

(D) à falta de ingredientes para completar as informações do texto 2.



Questão 11

 No texto 1, “Sorvete fácil e rápido”, existem alguns verbos em destaque. Segundo a gramática da Língua Portuguesa, eles estão no modo imperativo. Quando estão presentes em textos como as receitas, têm a função de indicar:

 (A) súplica.

(B) desejo.

(C) ensinamento.

(D) aconselhamento.

Questão 12:

 Para que se tenha sucesso ao fazer a receita “Sorvete fácil e rápido”, é preciso seguir as instruções:

 (A) selecionar os ingredientes – seguir o modo de preparo – verificar como servir.

(B) seguir o modo de preparo -selecionar os ingredientes - verificar como servir.

(C) verificar como servir - seguir o modo de preparo - selecionar os ingredientes.

(D) verificar como servir – seguir o modo de preparo - verificar como servir.



Leia o texto e responda às questões 13,14 e 15.


S.O.S Planeta Terra  Isadora Maria do Nascimento Santos

 O dia 1º de abril de 2010 foi muito especial para mim e para minha família, foi quando nós fomos à praia de Maranduba, em Ubatuba, e ficamos surpresos com o que nós vimos: um filhote de tartaruga marinha se debatendo na água. No começo foi engraçado, mas foi perdendo a graça e nós fomos ver o que estava acontecendo, e eu falei:

 - Por que um filhote de tartaruga marinha está se batendo na água?

 - Só pode estar engasgado com alguma coisa – disse meu tio.

 Então nós tentamos de qualquer jeito desengasgar a pobre tartaruguinha até que meu pai conseguiu. A tartaruga tinha se engasgado com uma embalagem de picolé e minha mãe falou:  - Nossa, eles não tem respeito! Jogam lixo na praia e nem ligam.

 - Nós podemos limpar a praia, para que nenhum outro animal se engasgue – completei.

 Então meus tios e meu pai alugaram um bananão e colocaram a tartaruguinha na água, enquanto eu, minhas tias, meus primos e primas, meus irmãos e minha mãe limpávamos a praia.  [...]

Disponível em: <http://educacao.sorocaba.sp.gov.br/wp-ntent/uploads/file/1_ba_exper_vivida_-_4serie_-_ isadora_maria_do_nascimento_santos.pdf >. Acesso em: 11 de junho de 2015. (adaptado)



Questão 13

No texto “S.O.S Planeta Terra”, a autora utiliza verbos que indicam o tempo:

 (A) passado, para relatar a experiência de viagem por ela vivenciada.

(B) presente, para mostrar à família os perigos encontrados nos mares.

(C) futuro, para alertar a respeito da necessidade de despoluição das praias.

 (D) futuro, para divulgar as ameaças a serem enfrentadas pela tartaruga.

Questão 14

 A família de Isadora foi à praia de Maranduba e viu um filhote de tartaruga marinha engasgado com uma embalagem de picolé. Em seguida,

 (A) o pai conseguiu desengasgar a tartaruga. Ele e os tios da menina colocaram o bichinho na água.

(B) enquanto o pai desengasgava a tartaruga, a menina, as tias, os primos e primas, os irmãos e a mãe limparam a praia.

 (C) o tios e o pai  da menina alugaram um bananão e tentaram de qualquer jeito desengasgar a pobre tartaruguinha.

(D) todos limparam a praia e foram ver o que estava acontecendo com a tartaruguinha.

Questão 15
O assunto principal do texto é:

(A) a viagem a Maranduba.

(B) o passeio de bananão.

(C) o salvamento da tartaruga.

(D) a limpeza da areia da praia.



Leia o texto e responda às questões 16, 17 e 18.


Tem bicho escondido na areia!

Ele até que tem um apelido simpático: bicho geográfico. E levou essa fama porque fica debaixo da pele, desenhando linhas que se parecem com mapas inexistentes.

Você já foi vítima? Pois é, o bicho geográfico é frequente em várias praias do nosso país.

O parasita, de nome oficial Ancylostoma, gosta mesmo é de infectar gatos e cachorros, para se desenvolver em seus intestinos. Ele atinge essas vítimas preferenciais quando elas comem ovos ou larvas do parasita, animais já contaminados, ou ainda quando as larvas penetram através da pele.

Depois de contaminados, os bichanos eliminam os ovos deste parasita junto com suas fezes. Ovos que viram larvas, ávidas por encontrar um novo hospedeiro.

Nós não somos os hospedeiros preferidos. Mas se a gente entrar em contato com as larvas, elas perfuram e entram na nossa pele. Assim como faz nos gatos e cachorros, o parasita tenta se aprofundar para atingir outros órgãos. Mas, para nossa sorte, a pele humana é uma barreira que essa larva não consegue transpor.

Ela não ultrapassa além das camadas mais superficiais. E então fica por ali mesmo,  cavando túneis,  andando sem rumo, dando uma de cartógrafo (profissional que desenha mapas).

As lesões características do bicho geográfico são justamente os túneis que o parasita vai cavando e que conseguimos enxergar pela transparência da pele. São sulcos avermelhados, sinuosos e que coçam. [...] Aí vem a pergunta: como será que um parasita de cães e gatos chegou à areia da praia que você frequenta?

Acertou: é claro que o Rex, o Totó e o Rufus estiveram por ali, fazendo suas necessidades básicas, sem constrangimento nenhum, na areia fofinha onde você se deita. Foram eles que despejaram na areia os ovos do parasita. Por isso, se o Totó for seu, não o leve à praia.

Também não se esqueça de dar vermífugos para ele, e de recolher suas fezes nos lugares públicos. Outro lugar em que se pega bicho geográfico são os parquinhos infantis onde não há restrição à entrada de cães e gatos. As larvas ficam na areia ou na terra que as crianças brincam. [...]

Disponível em:<http://www.sobiologia.com.br/conteudos/jornal/noticia3.5.php> Acesso em: 02 de outubro de 2013.  (adaptado)

Questão 16

A partir da leitura do texto, para não sermos infectados pelo bicho geográfico, é necessário que

 (A) pessoas contaminadas pelo parasita deixem de ir a praias e parques infantis.

(B) pessoas contaminadas pelo bicho geográfico evitem o contato com cães e gatos.

(C) cães e gatos não tenham contato com seres humanos infectados pelo Ancylostoma.

 (D) cães e gatos não frequentem, de forma irrestrita, praias e parques infantis.

Questão 17

 No trecho “São sulcos avermelhados, sinuosos e que coçam”, a palavra destacada  faz referência a:

 (A) “são”.

(B) “coçam”.

 (C) “sulcos”.

(D) “sinuosos”.

Questão 18

No trecho do terceiro parágrafo do texto, “Ele atinge essas vítimas preferenciais”, a expressão em destaque ajuda a evitar a repetição de:

 (A) lugares públicos.

(B) seus intestinos.

 (C) gatos e cachorros.

(D) bichos geográficos.

Leia o texto e responda às questões 19 e 20.


Café em Paris oferece a companhia de gatos BBC BRASIL 23/10/2013 05h18 > Atualizada 23/10/201308h41

Um bar no bairro de Marais, em Paris, chamado Le Café des Chats, oferece aos seus clientes muito mais do que croissants. Lá, enquanto comem um pedaço de bolo ou bebem um chá, eles podem aproveitar a companhia de vários gatos. A proprietária, Margaux Gandelon, conta que o cliente pode ficar com um dos gatos no colo, fazendo carinho, ou simplesmente ficar olhando para eles, enquanto dormem ou comem.

Segundo ela, observar e acariciar gatos é uma atividade muito relaxante. Inspirado em locais similares no Japão, o café já está ficando bastante concorrido. Quem quiser ir nos fins de semana, por exemplo, precisa fazer reserva com um mês de antecedência.

Disponível em: <http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2013/10/23/cafe-em-paris-oferece-a-companhiade-gatos.htm>. Acesso em: 11 de junho de 2015.





Questão 19

No trecho “, enquanto comem um pedaço de bolo ou bebem um chá...”,  a palavra destacada indica ideia de:

 (A) intensidade e corresponde ao fato de que acariciar gatos é uma atividade muito relaxante. (B) lugar e corresponde ao bar que fica no bairro de Marais, em Paris, chamado Le Café des Chats.

(C) tempo e faz referência ao momento em que o cliente pode ficar com um dos gatos no colo ou acariciá-lo.

(D) dúvida e faz referência ao cliente que pode ficar com um dos gatos no colo ou ficar olhando para eles.

Questão 20

 A notícia é direcionada a leitores que:

 (A) adoram café.

(B) usam chats.

(C) preferem chá.

(D) gostam de gato.




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