SEQUÊNCIA DIDÁTICA : Gênero e-mail e carta.
Abaixo apresento
uma sequência didática para trabalhar
com o gênero e-mail, e que tipo de
atividades podem ser solicitadas para a prática do gênero. Sendo que haverá um
momento de integração entre o gênero proposto (e-mail) e o gênero carta para
aliarmos os conhecimentos, características em comum e produção dos mesmos.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: GÊNERO
– E-mail e carta.
1º PASSO:
•
Apresentar alguns exemplos de e-mail e cartas.
•
O que é um e-mail? O que é uma carta? Os alunos podem pesquisar na
sala de informática e tabular as informações.
•
Verificar quais são os itens que compõem um e-mail e uma carta e suas finalidades.
•
Data
•
Saudação
•
Assunto
•
Despedida
•
Endereço e destinatário (físico
e eletrônico)
•
Assinatura
•
Linguagem empregada (uso de emoticons, linguagem coloquial e linguagem
culta)
•
Em que situações são usados os e-mails? E as cartas? Ainda são muito
usadas?
•
Que tipos de cartas e de e-mails podem ser feitos? (Pessoal,
comercial)
•
2º PASSO:
•
Verificar com a turma se todos possuem um e-mail ativo para enviar
mensagens aos colegas de classe e para aqueles que não tem usar a sala de
informática para a criação dos e-mails.
3º PASSO:
•
Como proposta de trabalho escrever um e-mail para um colega de turma e
solicitar resposta.
•
Criar grupos para trocas mensagens.
•
Propor a classe que escolham um tema para escrever um e-mail e uma
carta escrita de próprio punho e fazê-los circular entre os grupos formados.
•
Auxiliar na escrita e na reescrita dos e-mails e das cartas.
•
Enviar e-mail e carta coletivo para um jornal da cidade, sobre uma
situação do bairro, após debate e levantamento de temas e notícias locais.
•
Produzir um caderno de cartas e
um arquivo virtual dos e-mails.
•
4º PASSO:
•
Avaliação Qualitativa:
•
* Envolvimento nas atividades.
•
* Observar a escrita e reescrita dos textos, tendo em vista aspectos
gramaticais como concordância verbal e nominal e ortografia, atendimento a
proposta e estrutura do gênero trabalhado.
•
* Verificar o quanto as atividades propostas melhoraram o conhecimento
dos alunos em relação à comunidade escolar e seu entorno.
•
PÚBLICO-ALVO:
•
6º ano do Ensino Fundamental.
•
DURAÇÃO:
•
Cerca de 10 aulas.
•
RECURSOS MATERIAIS:
•
* Sala de
informática. (computadores)
•
* Cópias de e-mails e cartas.
•
* Folhas de papel carta, envelopes.
•
* Lápis, caneta, borracha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário