sexta-feira, 2 de maio de 2014

SEQUÊNCIA DIDÁTICA : Gênero e-mail e carta.
Abaixo apresento uma sequência didática  para trabalhar com o gênero e-mail,  e que tipo de atividades podem ser solicitadas para a prática do gênero. Sendo que haverá um momento de integração entre o gênero proposto (e-mail) e o gênero carta para aliarmos os conhecimentos, características em comum e produção dos mesmos.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA:  GÊNERO –  E-mail e carta.
1º PASSO:
        Apresentar alguns exemplos de e-mail e cartas.

        O que é um e-mail? O que é uma carta? Os alunos podem pesquisar na sala de informática e tabular as informações.

        Verificar quais são os itens que compõem  um e-mail e uma carta e suas finalidades.
        Data
        Saudação
        Assunto
        Despedida
        Endereço  e destinatário (físico e eletrônico)
        Assinatura
        Linguagem empregada (uso de emoticons, linguagem coloquial e linguagem culta)
        Em que situações são usados os e-mails? E as cartas? Ainda são muito usadas?

        Que tipos de cartas e de e-mails podem ser feitos? (Pessoal, comercial)
        2º PASSO:
        Verificar com a turma se todos possuem um e-mail ativo para enviar mensagens aos colegas de classe e para aqueles que não tem usar a sala de informática para a criação dos e-mails.
3º PASSO:
        Como proposta de trabalho escrever um e-mail para um colega de turma e solicitar resposta.
        Criar grupos para trocas mensagens.
        Propor a classe que escolham um tema para escrever um e-mail e uma carta escrita de próprio punho e fazê-los circular entre os grupos formados.
        Auxiliar na escrita e na reescrita dos e-mails e das cartas.
        Enviar e-mail e carta coletivo para um jornal da cidade, sobre uma situação do bairro, após debate e levantamento de temas e notícias locais.
        Produzir um caderno de cartas  e um arquivo virtual dos e-mails.
        4º PASSO:
        Avaliação Qualitativa:
        * Envolvimento nas atividades.
        * Observar a escrita e reescrita dos textos, tendo em vista aspectos gramaticais como concordância verbal e nominal e ortografia, atendimento a proposta e estrutura do gênero trabalhado.
        * Verificar o quanto as atividades propostas melhoraram o conhecimento dos alunos em relação à comunidade escolar e seu entorno.
        PÚBLICO-ALVO:
        6º ano do Ensino Fundamental.
        DURAÇÃO:
        Cerca de 10 aulas.
        RECURSOS MATERIAIS:
        * Sala de informática. (computadores)
        * Cópias de e-mails e cartas.
        * Folhas de papel carta, envelopes.
        * Lápis, caneta, borracha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário