quinta-feira, 6 de junho de 2013

Apresentação

Fazer um blog sobre leitura e escrita, é sempre algo positivo. Significa dizer que não estamos alheios aos problemas enfrentados por muitos de nós, professores, principalmente aqueles que trabalham na Rede Pública e se deparam com a demanda de alunos com dificuldades de escrita e leitura.
Quando pensamos em leitura, devemos nos convencer que não é um trabalho para apenas uma disciplina, Português, no Ciclo Fundamental II, mas um trabalho que deve e pode permear todas as disciplinas. A leitura e a escrita exigem  um trabalho ininterrupto, criando situações diversas para aquele que está no papel de educando se sinta à vontade e confortável ao se deparar com a diversidade de gêneros textuais que nos cercam e fazem parte do nosso cotidiano.
Roxane Rojo traz em seu texto "Letramento e capacidades de leitura para a cidadania" tópicos que podem ser explorados para a melhoria da competência leitora e escritora através de situações de aprendizagem:
* Ativação de conhecimentos de mundo; antecipação ou predição; checagem de hipóteses.
* Localização de informações; comparação de informações; generalizações.
* Produção de inferências locais; produção de inferências globais.
* Recuperação do contexto de produção; definição de finalidades e metas da atividade da leitura.
* Percepção das relações de intertextualidade; percepção das relações de interdiscursividade.
* Percepção de outras linguagens; elaboração de apreciações estéticas e/ou afetivas; elaboração de apreciações relativas a valores éticos e/ou políticos.
Levando-se em conta a capacidade leitora e escritora, o que deve ser levado em consideração é que a INTEGRAÇÃO em um mundo letrado é  essencial para se tornar um indivíduo participativo e consciente da sociedade.


Um comentário:

  1. Sem dúvida, não tem como mensurar o quanto a leitura faz parte de nossas vidas. Desde o começo do dia, na leitura do jornal, das mensagens virtuais, quer no trabalho ou em casa, já estamos inseridos no universo da leitura. Nosso dia-a-dia está repleto de textos de diversas naturezas. Dessa maneira, urge a necessidade de saber ler, compreender e interpretar uma grande quantidade de textos que circulam na sociedade.

    Nessas perspectivas, traçando um paralelo com o texto de apresentação da Profa. Célia começamos a ter uma dimensão do desafio que temos pela frente: Trabalhar com uma variedade gêneros, buscando desenvolver as características (competências/habilidades)apontadas por Rojo.

    O que se objetiva, de fato, é a preparação do aprendente para a vida e para os desafios que indivíduo enfrentará nesse decurso . Para tanto, a leitura, calcada no processo de letramento, é um elemento sine qua non.

    ResponderExcluir