segunda-feira, 17 de junho de 2013

Situação de aprendizagem - Texto "Avestruz"
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM:
Público Alvo: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero textual: Crônica
Título: Avestruz
Autor: PRATA, Mário. Avestruz. Disponível em: www.marioprataonline.com.br. Acesso em: 15 jun. de 2013.
1º passo:
  • Iniciar uma roda de conversa com os alunos sobre o que é um avestruz? Já viram em algum lugar? Como ele é? Seria possível tê-lo dentro de casa como um animal de estimação? Deve-se  articular informações do texto a conhecimentos prévios.
2º passo:
  • Entregar aos alunos uma cópia do texto “Avestruz” e apresentando o autor Mário Prata.  Propor uma leitura silenciosa.
  • Depois da primeira leitura, todos realizarão uma leitura compartilhada, levantando aspectos mais interessantes do texto, fazendo questionamentos pertinentes ao assunto abordado no texto. Se houver possibilidade que os alunos anotem os itens que mais chamaram a atenção.
3º passo:
  • Apresentar aos alunos o gênero textual em questão, a crônica, quais os aspectos, elementos da narrativa que apresenta tais como personagem, foco narrativo, tempo, espaço e enredo, isso deve ser feito criando um quadro-síntese das características de uma crônica.
4º passo:
  • Propor aos alunos que formem duplas e que elaborem uma ficha de leitura da crônica em questão, observando os seguintes aspectos:
A-   Dados biográficos ( autor, título, editora, site, etc.)
B-   Dados sobre o texto (gênero, tema principal, personagens principais, espaço, tempo e resumo).
5º passo:
  • Trabalhar com os alunos a noção de parágrafos, como se constituem, sua estrutura e pedir a eles que anotem o que de mais importante aconteceu em cada parágrafo da crônica, questionando-os em quantos parágrafos o texto está estruturado. Observando que o parágrafo serve para organizar o texto, no caso da crônica, como uma linearidade, já que se trata de um texto curto, com início, desenvolvimento e conclusão.
  • Trazer  a crônica “O Homem Trocado” de Luis Fernando Veríssimo cortada em várias partes para que os alunos remontem o texto, obedecendo a paragrafação e dando sentido ao texto.
6º passo:
  • Gramaticalmente, observar no texto o uso dos tempos verbais presente e pretérito perfeito, o porquê de serem usados na crônica.
  • Solicitar aos alunos que em duplas, façam um levantamento dos verbos que estão no presente e no pretérito.
7º passo:
  • No campo lexical, devem fazer um levantamento das palavras e expressões que não conhecem, criando um léxico do texto, isso pode ser feito com uso do dicionário tradicional ou dicionário on-line.
  • Criar frases com as palavras e expressões do vocabulário que  criaram.
8º passo:
  • Como aspecto lúdico, propor a ilustração da crônica, a partir de imagens de avestruz trazidas pelo professor. Os trabalhos serão expostos, criando um mural.
9º passo:
  • Como aspecto científico, trabalhar com o texto de divulgação científica, propondo uma pesquisa sobre avestruz, fazendo uso da sala de informática para criarem um boletim informativo com as principais características do animal. O boletim informativo também fará parte do mural.
10º passo:
  • Solicitar uma produção textual, uma crônica narrativa, que tenha um tema simples que pode ser a partir de um fato real ou ficcional, usando um esquema com algumas indicações:
- qual será o foco narrativo em que a história será contada?
- qual será a sequência dos acontecimentos principais? Os alunos devem dividir esses acontecimentos em três etapas: início e apresentação do conflito, desenvolvimento do conflito, clímax e conclusão.
- qual será o tempo abarcado pela história?
- em que espaço(s) a história se desenrolará?
- quais serão as personagens?
- que linguagem deve ser utilizada para que o texto se aproxime mais de uma crônica do que de um mero registro de acontecimentos cotidianos? (São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do Professor: língua portuguesa, ensino fundamental – 5ª série, volume 2 – 2009)

  • Fazer junto com os alunos a revisão das produções textuais e refacções necessárias.
  • Produção da versão final da crônica, com a correção de todos os itens selecionados.
  • Fazer uma coletânea com os textos (crônicas) produzidas e encaderná-las para serem apresentadas posteriormente.
11º passo:
  • Avaliação:  através de uma ficha de avaliação envolvendo os 10 passos da situação de aprendizagem, observando os seguintes aspectos:
- desenvolvimento das atividades dos alunos, em sala de aula, atento às suas dificuldades e melhoras.
- como se relaciona com os demais colegas de classe nas atividades que exigem interação.
- observar a produção escrita e outras atividades de produção de textos e exercícios solicitados.
- cada item será valorado numa escala de 0 a 5.

Texto de Luis Fernando Veríssimo disponível em:
visionvox.com.br/biblioteca/l/Luis-Fernando-Verissimo-Comédias-Para-Se-Ler-Na-Escola.pdf


Nenhum comentário:

Postar um comentário