SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
Foco: leitura e escrita
Material: texto de divulgação
científica
Nome do texto: Informática ontem e hoje – De máquinas
gigantescas a aparelhos que cabem na mochila, confira a história dos
computadores
Fonte: Revista Ciência Hoje das
Crianças; disponível em: www.chc.cienciahoje.uol.com.br/informatica-ontem-e-hoje/ , acesso
em 15.jun.2013.
Objetivos:
*Possibilitar a formação de leitores
através de um portador no caso um texto de divulgação científica.
*Constituir procedimento de
exploração do texto.
*Desenvolver a recuperação do
contexto de produção do texto.
*Produzir uma ficha de leitura
com os dados explorados no texto estimulando a competência escritora.
*Criar um pequeno texto de
divulgação científica.
Duração: 2 a 3 aulas.
Material necessário: cópias
dos textos e folhas para apontamentos, reescritas e ilustrações.
Procedimentos:
1* Organizar a classe em duplas,
verificando-se o nível de letramento dos alunos;
2* Distribuir os textos para as
duplas;
3* Propor a exploração do texto,
incentivando-os através de questionamentos;
a-
Que tipo de texto é este?
b-
Como vocês descobriram?
c-
Já ouviram falar ou já leram a revista Ciência
Hoje?
d-
Que informações o texto traz sobre o autor do
artigo?
e-
Para que tipo de público se destina a revista e o
texto? Qual a faixa de idade?
f-
Além da revista, onde este texto foi publicado?
4* Propor aos alunos que façam
apontamentos das informações obtidas neste primeiro momento de exploração.
5* Façam a leitura do texto em
duplas, sendo que um deverá ler para o outro.
6* Os alunos deverão proceder a
confecção da ficha de leitura, como um pequeno folheto de informações.
7* Como segunda etapa para
exercer a competência leitora e escritora, os alunos deverão pensar em um
objeto que gostariam de inventar e escrever que tipo de objeto é este, para que
serve, um texto breve. Façam em duplas e procurem revisar com a ajuda do professor
e façam as alterações que forem necessárias.
8* Propor aos alunos que façam
uma das ilustrações do texto para acompanhar o folheto de informações que
fizeram sobre o texto de divulgação científica.
9* Solicitar que troquem os seus
trabalhos com outra dupla para que possam socializar o trabalho.
Avaliação:
OBSERVAR:
·
A adequação ao gênero solicitado.
·
As marcas dos autores.
·
A escrita convencional está sendo aplicada.
·
Nível de comprometimento e participação dos
alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário