domingo, 23 de junho de 2013

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
Foco: leitura e escrita
Material: texto de divulgação científica
Nome do texto: Informática ontem e hoje – De máquinas gigantescas a aparelhos que cabem na mochila, confira a história dos computadores
Fonte: Revista Ciência Hoje das Crianças; disponível em: www.chc.cienciahoje.uol.com.br/informatica-ontem-e-hoje/ , acesso em 15.jun.2013.
Objetivos:
*Possibilitar a formação de leitores através de um portador no caso um texto de divulgação científica.
*Constituir procedimento de exploração do texto.
*Desenvolver a recuperação do contexto de produção do texto.
*Produzir uma ficha de leitura com os dados explorados no texto estimulando a competência escritora.
*Criar um pequeno texto de divulgação científica.
Duração: 2 a 3 aulas.
Material necessário: cópias dos textos e folhas para apontamentos, reescritas e ilustrações.
Procedimentos:
1* Organizar a classe em duplas, verificando-se o nível de letramento dos alunos;
2* Distribuir os textos para as duplas;
3* Propor a exploração do texto, incentivando-os através de questionamentos;
a-    Que tipo de texto é este?
b-    Como vocês descobriram?
c-    Já ouviram falar ou já leram a revista Ciência Hoje?
d-    Que informações o texto traz sobre o autor do artigo?
e-    Para que tipo de público se destina a revista e o texto? Qual a faixa de idade?
f-    Além da revista, onde este texto foi publicado?
4* Propor aos alunos que façam apontamentos das informações obtidas neste primeiro momento de exploração.
5* Façam a leitura do texto em duplas, sendo que um deverá ler para o outro.
6* Os alunos deverão proceder a confecção da ficha de leitura, como um pequeno folheto de informações.
7* Como segunda etapa para exercer a competência leitora e escritora, os alunos deverão pensar em um objeto que gostariam de inventar e escrever que tipo de objeto é este, para que serve, um texto breve. Façam em duplas e procurem revisar com a ajuda do professor e façam as alterações que forem necessárias.
8* Propor aos alunos que façam uma das ilustrações do texto para acompanhar o folheto de informações que fizeram sobre o texto de divulgação científica.
9* Solicitar que troquem os seus trabalhos com outra dupla para que possam socializar o trabalho.
Avaliação:
OBSERVAR:
·         A adequação ao gênero solicitado.
·         As marcas dos autores.
·         A escrita convencional está sendo aplicada.
·         Nível de comprometimento e participação dos alunos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário